sábado, 29 de outubro de 2011

TANGRAM:POTENCIALIZANDO HABILIDADES MATEMÁTICAS, DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO.



Professora Rosana - 3º ano de escolaridade - turno vespertino


Cláudia - Professora de Apoio - 3º ano de escolaridade


Alunos do 3º ano - Construindo figuras com as peças do Tangram.


O coelho - construído pelos alunos com as peças do Tangram.


    Trabalho em grupo: uma oportunidade de troca de aprendizagens.

                                  O gato: uma descoberta a partir da combinação das peças do Tangram.

             O Tangram é um recurso pedagógico que favorece aos alunos uma aprendizagem lúdica e recreativa.  Afirma Denise Soares (2003, p.7), " por meio de atividades de recreação livre e dirigida, educamos os movimentos e colocamos em jogo as funções intelectuais das crianças...". O brincar possui um valor significativo quando, além de atividade livre, contribui como um método auxiliar e efetivo no processo de construção do conhecimento.
        A professora Rosana, com a sua dedicação e proatividade, tem sido assertiva em sua didática e contribuído imensamente para a aprendizagem de seus alunos. Com o apoio da professora Cláudia, ambas trabalham comprometidas com o desenvolvimento das habilidades e competências de seus alunos.
           Não é à toa que educadores como Piaget, Wygostsky e Freinet destacam a importância do jogo no desenvolvimento infantil. Ainda citando Soares ( 2003 ),  os educadores citados anteriormente, concordam que o jogo envolve não só informação, mas afetos, representações simbólicas, conceitos, significados. Trata-se também de uma terapia pessoal e grupal no processo de socialização e convivência com os colegas.

PARABÉNS PROFESSORAS!!!
O COMPROMETIMENTO DE VOCÊS É DIGNO DE ADMIRAÇÃO.

Especialista - Simone Cruz


Nenhum comentário:

Postar um comentário